Para reformar meu apartamento é necessário ter um laudo técnico?

por abr 10, 2022

A NBR 16280 (Reforma em edificações- Sistema de gestão de reformas- Requisitos), é uma norma da ABNT que informa sobre reformas em edifícios. Essa é uma norma muito importante, pois ajuda a conseguir minimizar os riscos estruturais que podem ser causados ao prédio ou condomínio como um todo.

Essa norma que está em vigor estabelece como deverá ser feita a gestão de obra em apartamentos.

O proprietário ou morador do imóvel que quiser fazer reforma de apartamento deve apresentar, ainda, junto do plano de obra embasado em laudo técnico, a respectiva Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), ou Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), assinados, respectivamente, pelo engenheiro ou arquiteto que acompanhará a obra. É esse documento que assegura ao síndico quanto à obra executada, frente a outros moradores do condomínio e possíveis danos.

O que é laudo técnico para reforma de apartamento?

Muitos não sabem, mas o documento é obrigatório até para pequenas obras, como troca de piso ou mudanças hidráulicas. Essa exigência passou a vigorar em 2014, após diversos casos de danos causados por reformas mal feitas ou sem acompanhamento profissional.

Na NBR 16.280/2015, os requisitos, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), determina que uma reforma de apartamento só pode ser realizada com a apresentação de um laudo técnico e plano de reforma para o síndico.

Porém, essa obrigatoriedade pode não existir em alguns casos muito específicos, quando por exemplo será feita apenas a pintura ou a troca do gesso. Mas em outras situações o morador precisa apresentar o laudo técnico para reforma do apartamento, veja algumas delas:

  • Instalação de equipamentos industriais e de sistemas de gás
  • Alterações de sistemas hidráulicos/sanitários
  • Instalação de ar condicionado
  • Trocas de revestimentos e esquadrias
  • Mudanças estruturais
  • Envidraçamento de sacadas

O objetivo dessa obrigatoriedade é evitar os danos causados por reformas de apartamentos mal executados e trazer por sua vez mais segurança para os moradores.

Como o laudo para reformar o meu apartamento é emitido da maneira correta?

Muitas vezes, o imaginado pede intervenções capazes de comprometer a estabilidade do conjunto dos sistemas que compõem a habitação coletiva – estruturas, fachada, fechamentos e instalações diversas. Por isso, o primeiro passo a ser feito é consultar um engenheiro ou arquiteto para avaliar se a obra pretendida pode realmente ser feita.

Além disso, de acordo com o texto da norma, é o profissional habilitado quem produzirá um laudo técnico e o plano de obras detalhado, considerando seus impactos sobre todos os sistemas, subsistemas e equipamentos do edifício.

A simples aposição de assinatura como responsável técnico, sem nem ter visitado o imóvel a ser reformado não vale. Os projetos, escopo de trabalho, cronograma dos trabalhos, planejamento de descarte de resíduos, nomes dos prestadores de serviços contratados, e até a identificação de serviços barulhentos, ou o uso de materiais tóxicos e inflamáveis devem ser notificados junto com o plano.

Cabe ao proprietário do imóvel também,  juntar o plano de obra, acompanhado do laudo técnico e de outros documentos que comprovem o atendimento à legislação, normas e regulamentos de obras vigentes, e entregá-los ao representante legal do edifício , antes da reforma começar. Durante a obra, o dono será responsável por garantir que ela seja feita com segurança e de acordo com o planejado. É essencial que cada condomínio tenha disponível um exemplar da ABNT NBR 16.280/2015.

Além disso, o proprietário também deve informar as datas de início e de término da obra. Assim, o síndico poderá organizar horários e usos de elevadores, por exemplo.

Você ainda tem dúvidas sobre o laudo técnico?
Entre em contato com a gente, teremos o prazer de esclarecer tudo para você!

Conheça mais sobre a nossa empresa: https://arjengenhariaeprojetos.com.br/ nós podemos te ajudar!

Entre em contato com a gente, teremos o prazer de esclarecer tudo para você!

O que são as instalações hidráulicas ?

O que são as instalações hidráulicas ?

A instalação hidráulica é uma das coisas  mais importantes em uma obra. Por isso deve ser feito de maneira correta, pois do contrário, gera problemas e desgastes durante a construção. A instalação hidráulica é muito mais do que apenas a decisão sobre as saídas de...

Conheça as 05 Regras de Sucesso para uma boa gestão de obras

Conheça as 05 Regras de Sucesso para uma boa gestão de obras

Para que a gestão de uma obra seja prática bem sucedida, é fundamental garantir o sucesso dos projetos enquanto são executados. Por isso, essa gestão deve começar antes mesmo da obra ser executada no canteiro. Afinal, tratando-se de obras, quando algo é mal feito,...

Como escolher o piso cerâmico com uma boa resistência

Como escolher o piso cerâmico com uma boa resistência

Você já escolheu a sua cerâmica? Ao comprar o piso para a sua casa, escritório ou qualquer outro ambiente, você notará que na caixa, existem algumas informações muito importantes e que precisam ser levadas sempre em consideração. Além de escolher a cor e textura, é...

Contate-nos

× Como posso te ajudar?