Como escolher o piso cerâmico com uma boa resistência

por abr 10, 2022

Você já escolheu a sua cerâmica?

Ao comprar o piso para a sua casa, escritório ou qualquer outro ambiente, você notará que na caixa, existem algumas informações muito importantes e que precisam ser levadas sempre em consideração.

Além de escolher a cor e textura, é ideal saber também qual o PEI a ser escolhido, conforme o local, informando qual a resistência à abrasão do piso escolhido.

Mas o que é o PEI?

O PEI é o que diferencia a classificação de 0 à 5 da resistência à abrasão superficial do piso, visto que nem todos os pisos conseguem suportar o tráfego intenso, como de um shopping em grande movimento.

Quais são as diferenças entre os PEIs da cerâmica?

  • PEI-0: Esta é a especificação ideal para paredes. Como não há trânsito de pessoas, não é preciso uma superfície preparada para proteger o esmalte da peça.
  • PEI-1: Ideal para banheiros residenciais. Afinal, nesses ambientes as pessoas não ficam circulando o tempo todo, o que não causa atrito no esmalte.
  • PEI-2: Ideal para ambientes residenciais que não tenham proximidade com áreas externas, como quartos ou uma sala de televisão.
  • PEI-3: Ideal para todos os ambientes residenciais, que tenham ou não proximidade com áreas externas, e que tenham tráfego médio de pessoas.
  • PEI-4: Ideal para ambientes comerciais de baixa circulação e para todos os ambientes residenciais e com alto tráfego de pessoas.
  • PEI-5: Ideal para áreas externas de ambientes residenciais e para áreas comerciais de grande circulação.

 

04 dicas importantes na hora de escolher a sua cerâmica:

  • Não escolha peças muito grandes: peças muito grandes podem ser um problema no momento da obra, principalmente se o ambiente for pequeno. Por ser muito grande, os pisos de cerâmica podem ser mal aproveitados em ambientes pequenos, pois geram muitos recortes o que resulta em desperdício e custo maior. Neste caso, reserve os modelos maiores apenas se o ambiente for grande.
  • Atenção para a textura da cerâmica: o acabamento e textura do piso também devem ser analisados, e principalmente de acordo com os moradores da casa e ambiente em que serão instalados. No caso de lares com idosos e animais de estimação, evite as opções mais lisas, que podem gerar acidentes graves. Além disso, os modelos mais lisos também não devem ser utilizados em áreas externas e ambientes molhados, como banheiros por exemplo.
  • Fique atento à qualidade da cerâmica: você sabia que existe uma tabela de A a D que define a qualidade dos pisos de cerâmica? A cerâmica do tipo A é a cerâmica de primeira linha, e por consequentemente, a de melhor qualidade. Já as versões B e C, entram respectivamente na segunda e terceira linhas. Já a cerâmica de qualidade D é chamada de refugo, e tem qualidade bem inferior, além disso, a cerâmica tipo D  não tem garantia do fabricante. Então, ao buscar por cerâmicas de alta qualidade, durabilidade e com garantia do fabricante, a dica é priorizar os modelos de qualidade A ou B.
  • Compre a mais: além da compra necessária para todo o revestimento, a dica é comprar uma quantidade reserva de pisos de cerâmica, para possíveis e futuros reparos, como reparos hidráulicos e pisos trincados. Para a reserva, é indicado a compra de 10% a 15%  a mais.

 

Quais diferenças entre cerâmica e porcelanato?

Na cerâmica a técnica usada na fabricação de pisos de cerâmica consiste em uma mistura de argila e outras matérias inorgânicas. Por ser um processo menos complexo que a fabricação de porcelanato, o resultado são peças com menor uniformidade, mas com uma ampla gama de texturas e estilos.

Já no porcelanato, o processo de fabricação do é um pouco mais complexo que o piso cerâmico. Para gerar o piso porcelanato é feita uma mistura de porcelana e outros minerais, o que gera um visual mais uniforme ao piso, que pode ter brilho, como no caso do porcelanato polido, ou não. Essa técnica resulta em um piso mais resistente e menos poroso, e portanto, de maior durabilidade.

Porém, apesar do porcelanato ser bastante resistente, não descaracteriza a resistência da cerâmica, que também tem alta durabilidade. Além disso, a cerâmica tem um valor acessível se comparado com o porcelanato.

Você ainda tem dúvidas sobre como escolher uma boa cerâmica?
Entre em contato com a gente, teremos o prazer de esclarecer tudo para você!

Como fazer Planejamento de Instalações Elétricas

Como fazer Planejamento de Instalações Elétricas

Podendo ser residenciais, prediais, industriais ou comerciais, a instalação elétrica é um conjunto de equipamentos que torna possível a instalação de energia em um projeto. Sendo as instalações industriais as mais complexas e as residenciais e comerciais as mais...

O que são as instalações hidráulicas ?

O que são as instalações hidráulicas ?

A instalação hidráulica é uma das coisas  mais importantes em uma obra. Por isso deve ser feito de maneira correta, pois do contrário, gera problemas e desgastes durante a construção. A instalação hidráulica é muito mais do que apenas a decisão sobre as saídas de...

Conheça as 05 Regras de Sucesso para uma boa gestão de obras

Conheça as 05 Regras de Sucesso para uma boa gestão de obras

Para que a gestão de uma obra seja prática bem sucedida, é fundamental garantir o sucesso dos projetos enquanto são executados. Por isso, essa gestão deve começar antes mesmo da obra ser executada no canteiro. Afinal, tratando-se de obras, quando algo é mal feito,...

Contate-nos

× Como posso te ajudar?