Planejamento e Administraçao de obras – O que você precisa saber

por abr 10, 2022

O planejamento e gerenciamento de uma obra é responsável por garantir que o projeto seja entregue dentro do tempo estipulado e respeite os custos definidos. Além disso, a administração de obras também serve para identificar problemas e possíveis imprevistos com antecedência, propondo soluções ágeis, antes que o decorrer da obra seja prejudicado.

Administrar uma obra é uma tarefa complexa que requer muita atenção, dedicação, compartilhamento de informação atualizada em tempo real entre os gestores e muito conhecimento da área.

Quais são os pré-requisitos para ser administrador de obra

Confira abaixo:

  • Saber usar computadores e impressoras
  • Saber usar computadores e impressoras
  • Saber usar planilhas em geral
  • Ter pacote Office completo
  • Ter boa comunicação
  • Ser proativo
  • Ser atento
  • Saber trabalhar em equipe
  • Ter paciência
  • Ser organizado

 

Como melhorar a administração da obra?

Para melhorar a administração da obra, o  administrador de obras deve tomar decisões ágeis e certeiras, e isso pode ser um grande desafio.

Por isso, existem 7 passos práticos para melhorar a administração da sua obra, veja abaixo:

  1. Análise de viabilidade: independente do porte da obra, o primeiro passo é fazer uma análise profunda sobre todos os custos que envolvem o projeto e quais são as possibilidades de venda. Dessa forma será possível compreender se é um investimento que vale a pena ou se é melhor não executar o projeto. Esse é o momento para avaliar todos os recursos materiais e pessoais que serão necessários para a construção da obra.  Não esqueça de considerar as licenças, normas, taxas de ocupação, entre outros fatores.
  2. Orçamento: o segundo passo é fazer um levantamento de preços para a construção, além dos valores quantitativos, é muito importante considerar também as variações do mercado. Ao fazer o estudo do orçamento de obra é possível saber ao certo quanto ela custará. Com isso, os riscos são reduzidos e a gestão é aprimorada.
  3. Planejamento de obras: com o planejamento de obra, a construtora poderá saber quanto tempo e dinheiro o empreendimento a ser construído vai custar. Dessa forma, fica muito mais fácil economizar dinheiro na hora da compra dos materiais e na contratação de serviços. Por isso, quanto melhor for esse planejamento, menores serão as chances de desperdícios de materiais utilizados e também os retrabalhos e, consequentemente, o tempo de execução.
  4. Organização de tarefas: os administradores precisam ter acesso a todos os documentos e informações do projeto, além de saber exatamente quais atividades cada um precisará acompanhar e atualizar os dados no sistema. O uso de sistemas digitais de gestão de obras para que toda a equipe tenha acesso prático aos arquivos das obras e possam compartilhar os dados de forma simples e objetiva também é muito importante.
  5. Organização do canteiro de obras: a organização do canteiro é fundamental para a execução do projeto de forma segura e em harmonia com o planejamento. Nessa etapa é importante também definir com antecedência os locais exatos para as instalações da obra, considerando os banheiros, depósitos e carpintaria.
  6. Liderança e gestão da equipe: a falta de comunicação pode ser um dos problemas que mais causam perdas na construção civil. Por isso, o administrador da obra deve transmitir as informações com clareza. Além disso, para uma melhor administração, cada tarefa precisa ter um dono para que seja possível identificar mais rapidamente o responsável em caso de problemas.
  7. Controle do estoque de materiais: para esse tipo de administração, é importante fazer listas com todos os produtos comprados e também um acompanhamento de como vêm sendo usados. Isso torna mais fácil entender quando é hora de comprar novos materiais, o que reduz o tempo ocioso no canteiro de obras, que muitas vezes acontece quando faltam insumos.

 

Você ainda tem dúvidas sobre a administração de obras?

Entre em contato com a gente, teremos o prazer de esclarecer tudo para você!

Como fazer Planejamento de Instalações Elétricas

Como fazer Planejamento de Instalações Elétricas

Podendo ser residenciais, prediais, industriais ou comerciais, a instalação elétrica é um conjunto de equipamentos que torna possível a instalação de energia em um projeto. Sendo as instalações industriais as mais complexas e as residenciais e comerciais as mais...

O que são as instalações hidráulicas ?

O que são as instalações hidráulicas ?

A instalação hidráulica é uma das coisas  mais importantes em uma obra. Por isso deve ser feito de maneira correta, pois do contrário, gera problemas e desgastes durante a construção. A instalação hidráulica é muito mais do que apenas a decisão sobre as saídas de...

Conheça as 05 Regras de Sucesso para uma boa gestão de obras

Conheça as 05 Regras de Sucesso para uma boa gestão de obras

Para que a gestão de uma obra seja prática bem sucedida, é fundamental garantir o sucesso dos projetos enquanto são executados. Por isso, essa gestão deve começar antes mesmo da obra ser executada no canteiro. Afinal, tratando-se de obras, quando algo é mal feito,...

Contate-nos

× Como posso te ajudar?